Uma das atividades principais de quem vende produtos online é o envio até o endereço do cliente. E, para assegurar que a entrega vai chegar corretamente, é fundamental gerar uma etiqueta de frete para colar no pacote. Elas evitam erros manuais e facilitam o processo pela transportadora.
Continue a leitura para entender mais detalhes da identificação e saber como gerar etiquetas sem sair de casa!
O que é etiqueta da encomenda?
A etiqueta de encomenda ou de envio é um tipo de identificação crucial no processo de transporte de pacotes ou correspondências de um ponto de origem até o destino final. O documento contém todas as informações necessárias para rastrear e entregar corretamente um item.
Alguns desses dados que estão inclusos na etiqueta de postagem são:
- Nome e endereço do remetente: para identificar quem está enviando o pacote.
- Nome e endereço do destinatário: são as informações mais críticas, pois indicam para quem e para onde o pacote deve ser entregue.
- Código de barras ou QR code: essencial para o sistema de rastreamento, permite às transportadoras monitorar a localização do item durante todo o percurso.
- Número de rastreamento: atribuído a cada pacote, possibilita tanto ao remetente quanto ao destinatário acompanhar o progresso da entrega.
- Peso e dimensões do pacote: auxiliam no cálculo do frete e na organização logística do transporte.
- Tipo de serviço de envio: indica a velocidade ou método de envio adquirido.
- Instruções especiais: incluem qualquer requisito particular, como cuidados no manuseio, se o item é frágil ou se necessita de refrigeração.
Por que emitir etiqueta de frete?
A etiqueta de entrega assegura que o pacote seja encaminhado pelo caminho correto, manuseado adequadamente e entregue ao destinatário correto dentro do prazo estimado.
Diferentemente do que muitos pensam, ela não serve apenas para fins de logística e rastreamento, mas também para manter uma comunicação clara entre todas as partes envolvidas no processo de transporte.
Ao passo que a automatização na geração de etiquetas reduz erros humanos, como escrita de endereços incorretos ou inelegíveis, o que reduz perdas ou atrasos.
As etiquetas de envio também agilizam o processo de postagem para as transportadoras, que conseguem processar e encaminhas os pacotes de forma mais eficiente.
Elas podem, ainda, representar um custo-benefício aos vendedores online. A compra das etiquetas proporciona acesso a tarifas de frete com desconto e economia de tempo — benefícios essenciais para quem trabalha com envios.
Onde imprimir etiqueta de envio? Na Jadlog Entregas!
A Jadlog Entregas é um serviço da transportadora Jadlog que emite etiqueta de frete para sua encomenda. Depois de colar no pacote, é só levar até um dos pontos pickup que o item vai chegar ao destino apontado. Veja o passo a passo de como emitir!
Cadastre-se na Jadlog Entregas
Para fazer a impressão das etiquetas de encomenda pela Jadlog Entregas, antes é necessário se cadastrar no site. A conta pode ser feita com um CPF ou CNPJ. Concorde com os termos de uso da plataforma e, assim, você vai poder acessar o serviço.
Depois, é essencial que você faça envio dos documentos solicitados para homologar a emissão das etiquetas. É importante ressaltar que todos seus dados estão seguros com a Jadlog Entregas.
Calcule o preço do frete
Com tudo regularizado, é hora de calcular o preço do frete para envio da sua encomenda. Insira todas as informações de envio na calculadora e selecione a modalidade desejada. Escolha a opção de entrega e compre sua etiqueta. Digite os dados e finalize sua solicitação.
É possível simular o preço da etiqueta de remetente e destinatário no site da Jadlog Entregas sem uma conta!
Pague a emissão da etiqueta
Depois que a solicitação para gerar etiqueta de envio de mercadoria for realizada, é hora de pagar pela emissão. Na Jadlog Entregas, a transação é feita via Mercado Pago, por boleto bancário ou cartão de crédito.
Imprima a etiqueta
Assim que você comprar a etiqueta de frete, é possível realizar a emissão e a impressão. A Jadlog Entregas tem o prazo de dois dias úteis para quem faz a compra via boleto e duas horas via cartão de crédito.
Cole a etiqueta na embalagem
Com a etiqueta em mãos, é hora de colocá-la no seu pacote de envio. Cole numa parte plana da embalagem. E lembre-se que ela não deve estar obstruída e as informações, especialmente os dados do destinatário e o código de barras, precisam estar intactas e nítidas.
A legibilidade é crucial para que a entrega ocorra do produto sem problemas. Assim que você estiver com o pacote e com a etiqueta colada corretamente, leve o item ao ponto pickup pré-definido para que ele seja transportado e entregue. Existem locais que atendem em horários estendidos e até aos finais de semana.
Quer gerar e imprimir etiqueta da Jadlog Entregas? Então, clique na imagem abaixo e cadastre-se!