Para quem vende produtos online, uma excelente oportunidade de aumentar o número de conversões e fortalecer a marca é investir em datas sazonais. Pensando em uma das comemorações mais aguardadas do ano, este artigo traz seis ideias de ações de marketing para o Dia dos Pais para você implementar e se destacar. Boa leitura!
1. Campanhas temáticas
Uma campanha do Dia dos Pais bem construída é crucial para envolver os clientes, aumentar as vendas e reforçar uma imagem positiva da marca. A ocasião sentimental celebra a importância da figura paterna nas nossas vidas, tornando-se uma oportunidade perfeita para criar conexões emocionais profundas com o público. Confira passos de como fazer isso a seguir!
Definição do objetivo
Antes de publicar qualquer coisa, estabeleça claramente qual será o objetivo da campanha. Você deseja vender mais, melhorar o engajamento da sua página ou ambos? Essa definição ajuda a guiar outras futuras decisões.
Compreensão do público-alvo
Entender quem são os clientes e o que eles valorizam é essencial. Pesquise se quem vai comprar são os próprios pais, ou os filhos adultos ou jovens que queiram presenteá-los. Isso vai influenciar a abordagem da ação.
Tema da campanha
Escolha um tema que se relacione com seu público e que seja relevante para o Dia dos Pais. Ele pode estar associado a ideia de agradecimento, recordação, herança, aventura conjuntas ou qualquer outro assunto que se alinhe com sua marca e a mensagem que seus produtos passam.
Criação de conteúdo
Desenvolva conteúdo para redes sociais para transmitir a mensagem. Invista em visuais inspiradores que capturem a essência da data. Produza vídeos e publicações que tenham a ver com o mote da sua campanha sobre a relação entre pais e filhos. Outra sugestão é criar um guia de presentes para ajudar na escolha dos seus clientes.
Engajamento
Encoraje a interação por meio de enquetes, comentários e compartilhamento de fotos e histórias sobre os pais. Isso aumenta o engajamento, mas também humaniza a marca.
2. Promoções exclusivas
Especialmente para a data, desenvolva promoções exclusivas de Dia dos Pais que possam atrair mais clientes. Por exemplo, “leve um e ganhe 50% de desconto no segundo item para seu pai”.
Outra alternativa é incentivar a antecipação das compras com um código de desconto progressivo que aumenta quanto mais cedo a aquisição for realizada. Reduções no preço instigam os clientes a não deixar para adquirir os presentes na última hora!
3. Pacotes personalizados
Uma das opções para ampliar sua ideia de marketing para o Dia dos Pais é oferecer pacotes que possam ser totalmente personalizados. Permita que os clientes escolham as opções de embalagem disponíveis, assim como a possibilidade de adicionar uma mensagem exclusiva.
Esse tipo de atenção ao detalhe fortalece o vínculo emocional com a loja e valoriza a compra, tornando-a não apenas um presente, mas uma experiência.
4. Parceria com criadores de conteúdo
Identifique criadores de conteúdo que já tenham uma comunidade engajada de seguidores que são pais ou que valorizam temas que sigam o tópico família. Essas parcerias podem ser uma forma de promover sua campanha publicitária para Dia dos Pais e alcançar novos públicos por meio de temas autênticos e recomendações de confiança.
Influenciadores costumam ter nichos específicos e, por isso, podem proporcionar engajamento direto. Sendo assim, a mensagem que você deseja passar será direcionada exatamente para quem tem mais chances de se interessar pelos seus produtos.
5. Live shopping
Uma sessão de live shopping é mais uma ação de marketing para o Dia dos Pais possível. Nela, você pode demonstrar produtos ao vivo, responder perguntas em tempo real e oferecer promoções instantâneas.
Essas sessões são uma excelente oportunidade de criar um evento virtual em que os participantes podem sentir-se parte de uma comunidade, tudo isso enquanto aproveitam para comprar o presente ideal.
Esse tipo de prática pode tornar toda a experiência de compra mais envolvente e interativa, além de promover as ofertas de Dia dos Pais.
6. Grupos online
Interaja diretamente com seus clientes gerando um ambiente de comunidade online. Use grupos para comunicar sobre lançamentos, descontos e permitir a integração com os seguidores da marca. Eles podem ser criados em canais como WhatsApp e Instagram.
Ofertas para Dia dos Pais e flash sales podem ser anunciadas exclusivamente nesses espaços, potencializando a sensação de pertencimento e exclusividade.
Essas são apenas algumas das ações de marketing para o Dia dos Pais que você pode promover no seu negócio. Esteja atento às tendências das redes sociais e saiba reconhecer os gostos do seu público-alvo para proporcionar as melhores ofertas, promoções e campanhas.
Acompanhar as datas sazonais é fundamental para aumentar suas vendas nesses períodos. Portanto, se você gostou do conteúdo e quer ler mais sobre como aproveitar esse tipo de oportunidade, clique na imagem abaixo e confira mais artigos no blog da Jadlog Entregas!