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Saber como encontrar clientes no Instagram é cada vez mais fundamental para profissionais que utilizam a plataforma para vender. A rede social possui milhões de usuários no Brasil e permite ter uma interação direta com o público-alvo, o que pode ser potencializado a partir da utilização de estratégias de marketing. 

No entanto, diante de tantas marcas e produtos disputando atenção, como você pode se destacar e realmente converter seguidores em clientes? Neste artigo, vamos explorar dicas de como atrair clientes no Instagram, engajá-los e convertê-los para adquirir seus produtos. Boa leitura! 

O que e como fazer para conseguir clientes no Instagram? 

Para quem busca expandir seu negócio e conquistar novos clientes, é fundamental adotar uma abordagem estratégica e centrada no conteúdo de qualidade. Vamos explorar oito dicas para atrair clientes no Instagram! 

1. Tenha um perfil otimizado 

Um perfil bem otimizado é o primeiro passo para causar uma boa impressão. Isso inclui ter uma bio clara e concisa que destaque o que você faz. Utilize palavras-chave relacionadas ao seu negócio e direcione para o método de compra: seja para o link do site/marketplace ou pelas mensagens diretas no Instagram, por exemplo. 

Além disso, é preciso ter um nome de usuário fácil de ser encontrado e uma foto de perfil profissional. A imagem pode ser sua logo ou um retrato seu, principalmente quando você se coloca à frente da marca. O importante é que a fotografia seja nítida e se destaque ao lado de outros perfis. 

2. Produza conteúdo relevante 

No Instagram, o que dita a relevância de uma página é o conteúdo. Poste fotos e vídeos de alta qualidade que destaquem seus produtos de forma criativa e atraente. Pense em legendas que contem uma história ou compartilhem informações úteis sobre o processo de criação, os materiais utilizados ou dicas de uso.  

Mantenha uma frequência constante de postagens para manter seu público engajado e utilize cada tipo de conteúdo para uma estratégia específica. 

Reels 

Para quem quer saber como captar clientes pelo Instagram, os vídeos no formato de reels são uma das principais soluções. O formato do conteúdo possibilita o aparecimento como perfil recomendado para pessoas que possuem interesse nos temas abordados pela sua conta. Vale investir em trends de moda, por exemplo, caso você tenha um brechó online. 

Feed 

Assim que a pessoa se interessa por esse conteúdo, é importante ter sua “casa arrumada”. Por isso, tenha uma página harmônica, com capas para vídeos, fotos bem tiradas, um post explicativo fixado sobre quem você é, além de uma biografia bem clara apresentando o perfil. São por esses detalhes que um usuário vai decidir seguir a página ou não. 

Stories 

Os stories são uma ferramenta de conteúdo para ter um relacionamento mais próximo de quem te segue. Peça fundamental para entender como prospectar clientes pelo Instagram. 

Eles possibilitam a publicação de fotos e vídeos, dá para fazer montagens com textos, inserir enquetes, adicionar músicas, links, filtros, entre outras ferramentas. Eles duram apenas 24 horas e permitem que usuários respondam diretamente para ter um contato mais próximo com você. 

3. Utilize o poder dos stories 

Por falar em stories, sim, são poderosos para atrair clientes. Essa proximidade com quem está do outro lado da tela, te seguindo e consumindo seu conteúdo, é que pode ser o gatilho para adquirir o que você for vender. 

Mostre seu dia a dia, os bastidores da sua produção e da sua empresa. Caso vá lançar algo novo, dê spoilers e faça seu público engajar com as movimentações, aproveitando a ferramenta também para fazer promoções de curto prazo. 

Ah, e não deixe de usar os recursos disponíveis, principalmente as caixas de perguntas, enquetes, contagens regressivas e o quê de novo for lançado. Além disso, lembre-se que é importante ter rotina e constância para manter sua marca na mente dos seguidores. 

mulher de cabelos curtos, camisa xadrez com o celular nas mãos para encontrar clientes no instagram
Para saber como abordar clientes no Instagram, é preciso trabalhar o uso dos stories.

4. Interaja com o público 

Com o uso dessas ferramentas, faça interações com aquelas pessoas que reservam alguns minutos do dia para assistir seus stories, comentar nos seus posts ou mandar mensagens diretas para você. É assim que se constrói uma comunidade. Responda sempre o máximo de mensagens e comentários que conseguir, principalmente nos stories, para que você também possa ter um termômetro e compreender mais as preferências e necessidades do seu público. 

Considere também ter um canal de transmissão no Instagram, em que você pode mandar mensagens para um grupo menor e manter essa interação com mais proximidade. Poste conteúdo de bastidores, detalhes de campanhas ou lançamentos, entre outros aspectos do seu dia a dia que possam ser relevantes ao público-alvo. Tenha esse núcleo próximo de você para obter mais chances de venda na plataforma. 

5. Explore os anúncios 

Para além dessa atração orgânica — que, sim, leva tempo e é fundamental para o longo prazo — investir em anúncios pagos pode ser uma maneira eficaz de aumentar a visibilidade do seu negócio. 

Segmente seu público-alvo de acordo com interesses, localização e comportamento, aumentando as chances de atingir potenciais clientes interessados em seus produtos. É importante ter um planejamento financeiro que englobe essas ações para alcançar mais pessoas na plataforma. 

mulher de óculos de grau, cabelos curtos, utilizando o celular para encontrar clientes no instagram
Como conquistar clientes novos? Uma das dicas é investir em anúncios do Instagram.

6. Use o Instagram Shopping 

Outra ferramenta indispensável para os empreendedores é o Instagram Shopping. Se você tiver uma página para vendas online, é possível marcar produtos diretamente nas imagens e direcionar os seguidores para o seu site, simplificando o processo de compra e permitindo que eles façam aquisições mais rapidamente. 

7. Acompanhe e analise os dados 

Todas essas estratégias são fundamentais e é preciso, sempre, acompanhar o que vem dando certo ou errado por meio do Instagram Insights. A ferramenta permite o monitoramento do desempenho de posts no feed, anúncios e stories. 

Anote regularmente os números e deixe indicações do porquê atingiu aqueles resultados no período. Mas quais as métricas do Instagram olhar? Preste atenção no alcance, engajamento e cliques no site.  

Como analisar as métricas do Instagram? 

Primeiramente, é importante definir quais serão os parâmetros principais para se examinar, pois cada um representa uma coisa.  

O engajamento, por exemplo, inclui curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Para analisá-lo, observe a taxa de engajamento das suas postagens a fim de entender quais conteúdos geram mais interação com o público. 

O alcance indica quantas contas únicas viram suas postagens. Ele ajuda a compreender quão longe suas publicações estão indo e como elas estão chegando a novas audiências.  

Já as impressões mostram quantas vezes suas postagens foram vistas ao todo, incluindo visualizações repetidas. A métrica é útil para entender a frequência com que seu conteúdo é visto. 

Ao passo que os cliques no site medem quantas vezes o link que você colocou no perfil foi clicado e isso indica o direcionamento de tráfego. Lógico, ela só é importante caso você deseje encaminhar seus seguidores para comprar em outro local. 

Se você estiver investindo em conteúdos com dicas ou tutoriais, por exemplo, um parâmetro interessante é o salvamento, ou seja, o número de vezes que uma postagem foi salva. Ele indica que os seguidores dão valor ao seu conteúdo! 

mulher de pele negra e cabelo crespo utilizando o celular para encontrar clientes no instagram
Analisar as métricas permite entender o que fazer na hora de descobrir como ganhar clientes no Instagram.

8. Ajuste suas estratégias 

A partir de todo trabalho feito e da análise dos resultados, esteja disposto a fazer ajustes nas estratégias aplicadas. Sendo assim, experimente novos tipos de conteúdo para Instagram, faça testes de horários de postagem, de tipos de legenda, de formatos de anúncio e muito mais.  

São os números que vão te direcionar para o que fazer. No entanto, o essencial é que você busque sempre aprender e inovar em relação à produção de conteúdo. O Instagram é o meio para que você possa contar histórias sobre seus produtos e se apresentar como profissional.  

E para que tudo caminhe bem, saiba olhar ao seu redor e fazer testes do que funciona para obter o maior número de clientes possível. 

O que chama mais atenção no Instagram? 

No Instagram, é essencial ter um perfil coerente e bonito. E como fazer isso? Preocupe-se com a qualidade dos vídeos e das fotos que você publicar. O áudio também é essencial para não fazer o usuário pular para outro conteúdo na tela. 

Por isso, adote uma identidade visual para suas postagens e mantenha constância sobre ela, principalmente no uso de cores e aplicação da marca. 

Além disso, entender como funciona o algoritmo e quais fatores influenciam no alcance das postagens é essencial para se destacar. Sendo assim, é preciso fazer testes e mais testes. Quanto mais números você tiver, mais você vai entender se o que está fazendo está realmente te levando para o caminho das vendas ou não.  

Lembre-se: é fundamental ter uma estratégia de publicação de conteúdos em todos os formatos que chegue até as pessoas, faça elas seguirem o perfil e, depois, interajam e comprem produtos. 

O que atrai clientes nos stories? 

A interação é o ponto principal para atrair cliente nos stories do Instagram. Assim, é possível gerar conexões a partir de dúvidas ou curiosidades que eles tenham. Sem falar que é o formato que permite que você retenha o público por mais tempo para usar narrativas de vendas, não apenas chamando atenção, mas aumentando a chance de conversão de seguidores para compradores. 

Uma estratégia de marketing no Instagram bem definida é fundamental para que, a partir do engajamento, você produza conteúdo alinhado com o que você vende, principalmente pela autenticidade. O seu perfil não deve ser apenas a promoção do seu produto, mas o compartilhamento de tudo em torno do seu negócio. 

Se você é um artista que produz peças de artesanato para vender, por exemplo, que tal compartilhar suas referências? Explique como elas impactam seu trabalho. Isso vai aguçar quem se interessa no assunto a querer te ouvir mais. Mostre seu passo a passo, da compra da matéria-prima até o envio ao cliente

mulher digitando no celular para encontrar clientes no instagram
A interação é uma das maneiras de como chamar atenção de clientes no Instagram.

E, claro, quem tende a seguir, acompanhar e comprar, precisa saber se aquele produto é bom. As provas sociais são uma ótima oportunidade nessa situação. Ou seja, convencer as pessoas a partir de relatos dos clientes.  

E como postar feedback de clientes no Instagram? Você pode repostar marcações das pessoas usando seus produtos ou compartilhar prints de mensagens que você recebeu (certifique-se de que a pessoa autoriza a publicação). Isso estimula a interação e faz com que seu perfil e seus conteúdos sejam cada vez mais divulgados pela própria plataforma. 

Saber como encontrar clientes no Instagram não é uma tarefa fácil, mas, sim, um esforço contínuo que traz resultados a longo prazo. É importante testar muito, aprender com os dados analisados, ajustar as estratégias se necessário, e, principalmente, ter um perfil bem construído e que a pessoa que vai te seguir entenda o que vai encontrar. Com o tempo e com as ações corretas, é possível que todo o engajamento online seja convertido em vendas.  

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