Saber como montar brechó online não é um processo simples. Exige diversos detalhes e atenção para quem busca esse tipo de negócio, porém é possível realizar. Para isso, é preciso trabalhar com estratégia, definir certos parâmetros e se organizar para ter um processo logístico funcional.
O mercado de moda circular tem crescido munda a fora, prezando pela sustentabilidade. Conforme relatório da ThredUp, o segmento teve um crescimento sete vezes maior que o varejo nos Estados Unidos, no período entre 2022 e 2023. O aumento pela busca também reflete em terras brasileiras. Aqui, existem cerca de 118 mil brechós, de acordo com o Sebrae.
Já na internet, um estudo demonstra que termos buscados no Google, que envolvam brechó, roupas usadas e aluguel de roupas, tiveram um crescimento expressivo entre os meses de setembro de 2022 e 2023.
Se interessou e quer saber mais detalhes sobre como montar brechó online, continue a leitura deste texto para conferir as diferenças em relação ao físico, se vale a pena ou não, além do passo a passo para começar!
Brecho físico e online: quais as diferenças?
Brechós físicos e online, embora compartilhem o objetivo comum de vender itens usados ou de segunda mão, operam de maneiras bastante diferentes. Cada formato oferece vantagens e desvantagens que podem atrair públicos distintos.
O brechó físico tem como diferencial a experiência sensorial, em que os clientes podem tocar, provar e avaliar a qualidade das peças pessoalmente. Entretanto, os estoques podem ser mais limitados devido ao espaço disponível e os consumidores só podem adquirir os itens durante os horários demarcados.
Além disso, há uma questão geográfica, em que as opções podem ser mais limitadas dependendo da região. Algo que é superado pelo brechó online. A modalidade permite compras a qualquer momento e em qualquer lugar.
A variedade de produtos é maior e é acessível para pessoas que não contam com uma loja física por perto. Os negócios online também permitem a possibilidade de focar em tipos específicos de peças, entrando num nicho de mercado em que o brechó online pode se destacar com envio para todo o Brasil.
A desvantagem do modelo online é a impossibilidade que o cliente tem de experimentar as roupas e avaliar o estado antecipadamente para decidir se compra ou não. Para isso, é preciso que o responsável pelo brechó saiba tirar ótimas fotos dos produtos, descrevê-lo bem e em detalhes, dando dicas de uso e apontando possíveis imperfeições. No mundo digital, quanto mais detalhes, maior o poder de convencimento.
Vale a pena montar um brechó online?
Montar um brechó online oferece uma série de vantagens únicas que podem atrair empreendedores à procura de oportunidades no setor de moda sustentável e de segunda mão. Confira, na sequência, os benefícios do tipo de negócio!
Baixo custo inicial
Uma das vantagens mais significativas é o baixo custo de entrada. Ao contrário da loja física, o brechó online não requer um espaço físico de varejo, o que significa economia significativa em aluguel, decoração, seguros e outros custos operacionais.
Para começar, é preciso ter as peças de roupas para venda e investir na produção de conteúdo nas redes sociais a fim de conquistar um público que possa se tornar comprador. Além de realizar os envios dos itens para cada cliente.
Alcance ampliado
Um brechó online pode atingir consumidores em qualquer lugar. Isso não apenas expande seu mercado potencial para além do que uma loja física poderia atingir, mas também permite segmentar nichos específicos de mercado que talvez não sejam tão acessíveis localmente.
Inclusive, é uma possibilidade de diversificação de um brechó físico. Aproveitar que já tem estoque e uma operação funcionando para adicionar a possibilidade de vendas online, aumentando o público comprador e as fontes de receita do negócio.
Operação contínua
A loja online está aberta em todas as horas do dia, sete dias da semana. Isso permite que os clientes adquiram as peças a qualquer momento — opção ideal para quem tem uma rotina corrida e pode fazer essas aquisições durante a noite ou aos finais de semana, em que o espaço físico pode não estar em funcionamento.
Menores riscos financeiros
Além de não precisar de um investimento inicial tão alto para abrir um brechó online, os riscos são menores, pois há flexibilidade em termos de gerenciamento de estoque. Não há custos elevados para manter um inventário com peças não vendidas ou a necessidade de descontos profundos para movimentar os produtos.
Passo a passo de como montar brechó online
Saber como abrir um brechó online requer atenção aos detalhes e uma boa estratégia. Aqui está um guia passo a passo para ajudar você a começar.
1. Faça um planejamento de negócios
Antes de tudo, é importante definir um nicho. Decida se sua loja vai se especializar num tipo específico de produtos, como brechó online de roupas femininas ou masculinas, se serão roupas vintage, peças e acessórios de luxo de segunda mão, itens infantis, apenas acessórios, vestimentas plus size ou camisas de time de futebol antigas.
Esse passo é fundamental para que você faça uma análise de mercado, em que realize uma pesquisa de público-alvo, concorrentes e preço médio dos produtos.
Estabeleça metas e estratégias para adquirir itens, assim como um plano de marketing e projeções financeiras. Seja realista, faça análises ao longo do tempo e, se preciso, troque o rumo.
2. Explore as fontes de produtos
Para que você possa começar a vender as peças, é preciso ter um inventário inicial. Comece reunindo os primeiros itens para venda. Eles podem vir do seu acervo pessoal, de doações ou da compra de lotes.
É importante estabelecer critérios de qualidade e autenticidade para selecionar produtos de acordo com seu nicho, além de listar as possibilidades de como obter mais peças ao longo do tempo.
3. Configure sua loja online
Com tudo em mãos, considere por qual via você vai comercializar seus produtos online. Você pode optar por uma loja virtual em uma plataforma personalizável, como a Nuvemshop, em que você explora os recursos disponíveis e faz um site do seu jeito.
Também é possível ter uma loja em um marketplace, que conta com a facilidade para cadastrar os itens e estar disponível para visualização para outras pessoas que estão no site. Porém, as taxas sobre as vendas podem ser mais altas.
Outra opção pode ser a venda direta via redes sociais, como Instagram, Facebook e TikTok.
Como montar um brechó no Instagram?
Para realizar esse tipo de venda, é preciso criar uma conta profissional para o seu negócio, de forma a poder acessar recursos como insights, anúncios e botões de contato.
Independentemente de como você vai estabelecer sua loja online, será necessário ter perfis em redes sociais para promover a divulgação do negócio e dos produtos. Então, a venda pelo Instagram, por exemplo, pode juntar mais de uma função numa plataforma só.
Por isso, é possível realizar as vendas pelas mensagens diretas (DM, na sigla em inglês) ou encaminhando para o atendimento ao cliente via WhatsApp. Seja qual for o caso, você pode:
- Conversar sobre qual peça será comprada.
- Apresentar mais produtos de interesse do comprador.
- Negociar o preço.
- Informar o valor do frete e prazo de entrega.
- Receber o pagamento e fazer o envio dos produtos.
Desta forma, é essencial ter um ótimo atendimento ao cliente e saber lidar com as situações. Tenha tudo muito bem definido antes da conversa, como o preço dos produtos, além das possíveis formas de pagamento e de envio, para que você possa conduzir a conversa da melhor maneira.
4. Organize seus produtos
Seja para cadastrar na loja online ou para realizar as divulgações e vendas diretas, é preciso que você conheça os itens do seu inventário como parte do processo de como montar um brechó simples.
Por isso, estabeleça os preços e faça descrições detalhadas que sejam precisas e atrativas ao cliente, incluindo detalhes como marca, estado, medidas e material.
E, claro, tire fotos incríveis do produto! Considere a produção de vídeos e, se tiver disponibilidade, a exibição da peça com um modelo vestindo pode ser um diferencial.
5. Estruture o marketing do brechó online
É fundamental que você utilize as redes sociais para reproduzir conteúdos que possam atrair pessoas que se interessem pelo nicho que você atua, assim elas podem seguir seu perfil e considerar a aquisição de looks.
Construção de marca
Muito mais do que só publicar foto das peças com uma boa descrição, é fundamental construir sua marca em torno da ocasião. Se o seu nicho for roupas masculinas ou femininas em geral, que tal produzir conteúdos relacionados à moda de cada um? Isso vale para cada especificidade.
Caso você venda camisas de time antigas, é essencial criar um material que fale dos times antigos, dos modelos e do contexto em que as peças foram utilizadas, agregando mais valor ao produto e atingindo um público que consome esse tipo de conteúdo. O ponto é ser estratégico nas divulgações.
Novos públicos e fidelização
Você pode investir em publicidade paga para atingir ainda mais perfis e contas que tenham interesse nesse tipo de material. Faça uma estruturação do que é viável e interessante de acordo com seu público. Considere realizar promoções, descontos progressivos e benefícios para quem é cliente recorrente.
6. Estruture a logística
No começo, pode ser mais fácil cuidar dos pedidos iniciais, lidando com cada detalhe do negócio. Mas é preciso estruturar a logística que envolve a venda das roupas do brechó online. Isso envolve:
- Aquisição dos itens para venda.
- Catalogação dos produtos: foto, descrição e definição de preço.
- Divulgação das peças na loja online ou nas redes sociais.
- Atendimento ao cliente e concretização das vendas.
- Separação de peças do estoque para envio.
- Preparação dos pacotes e das etiquetas de frete.
- Envio das peças aos clientes.
É um processo grande e, por isso, é essencial ter determinar como tudo será feito. Nem sempre o que for delimitado na teoria é o que será melhor a ser feito na prática.
Desta forma, faça testes e entenda quais os melhores processos para que tudo possa funcionar perfeitamente, otimizando e automatizando para poder focar sua atenção nas atividades necessárias.
Como enviar as peças aos clientes?
O processo final da logística de um brechó online é o envio dos produtos aos clientes e essa pode ser uma das partes mais simples. Para isso, conte com a Jadlog Entregas!
A Jadlog Entregas é um serviço da transportadora Jadlog em que basta você:
- Disponibilizar as informações de envio.
- Adquirir as etiquetas de frete.
- Imprimir.
- Colar nos pacotes.
- Levar os produtos a um dos pontos de coleta.
Simples e fácil! Além de contar com todo suporte logístico, com segurança assegurada pela Jadlog e custos mais baixos para fretes, você pode entregar os pacotes nos pontos de coleta de noite e aos finais de semana, facilitando a logística e agilizando os envios. Basta checar o horário de funcionamento de cada um.
Quer fazer os primeiros envios com a Jadlog Entregas depois de aprender como montar brechó online? Então, clique na imagem abaixo e faça seu cadastro. Não é preciso ter um CNPJ e você pode simular os valores. Boas vendas!