Quando se trata de vender produtos online, a embalagem de envio é tão importante quanto o conteúdo que ela protege. O pacote perfeito vai além de apenas ser atraente, deve ser funcional e, claro, assegurar que o produto chegue sem problemas ao destinatário. Afinal, a primeira impressão que o cliente terá ao receber seu pedido depende disso.
Pensando nesse tipo de geração de valor, é essencial conhecer os materiais certos e as melhores práticas para que a sua embalagem seja um reflexo da qualidade e da importância que você dá aos clientes e produtos. Continue a leitura e confira quais itens são esses e como personalizar seus pacotes!
Principais materiais para embalagem de envio
Montar uma embalagem de envio requer mais do que somente colocar o produto dentro de uma caixa. A escolha do material impacta na experiência do cliente. Por isso, vamos detalhar quais os principais artigos usados e dar dicas para aprimorar sua utilização.
Envelopes
Envelopes são pacotes indicados para itens pequenos, planos ou leves, como documentos, artes impressas, livros e joias. Os tipos variam entre papel, plástico ou com bolhas, que proporcionam uma camada extra de proteção.
A dica é utilizar o envelope bolha quando precisar despachar objetos pequenos e frágeis ou itens um pouco maiores que precisam de amortecimento, como chaveiros, bottons e pins.
Para objetos de valor, considere envelopes plásticos de segurança que são muito difíceis de abrir sem deixar rastros.
Caixas de papelão
As caixas de papelão são as queridinhas para quem envia produtos vendidos online, pois são versáteis e podem acomodar itens pequenos até maiores e mais pesados. A resistência varia de acordo com sua estrutura, já que existem modelos com paredes simples ou até camadas duplas ou triplas.
Considere o que você vai enviar para entender qual embalagem faz mais sentido. Também selecione a caixa de embalagem que tiver o tamanho mais próximo do seu produto para evitar que ele se movimente e para reduzir a necessidade de material de preenchimento.
Ao montar a caixa, faça reforços com fitas adesivas, garantindo que as abas estejam bem fechadas, evitando que possam abrir antes de chegar ao destino.
Plástico-bolha e enchimentos
O plástico-bolha é outro material para embalagem importante para quem está montando uma caixa de envio. Ele é essencial para proteger produtos frágeis, absorvendo choques e evitando arranhões.
Utilize também os enchimentos, como papel amassado, espuma ou sacos de ar. Certifique-se de que tudo está preenchido, mas sem comprimir demais o produto para evitar deformações.
Você também pode dar um toque de personalidade para sua marca, envolvendo o produto com papel de seda.
Se sua marca tem um posicionamento voltado à ecologia, pense em opções alternativas ao plástico, como preenchimentos biodegradáveis.
Fitas adesivas e lacres de segurança
Fitas adesivas reforçadas são usadas para selar caixas, garantindo que permaneçam fechadas durante todo o transporte. Lacres de segurança, por outro lado, adicionam uma camada extra de proteção contra aberturas indesejadas.
Utilize fita adesiva própria para embalagens, aplicando-a tanto na parte de cima quanto na de baixo da caixa, formando um “H”. Para reforço ainda maior, dê voltas de fita na caixa ao colar sua etiqueta de envio, sem que obstrua a leitura ou danifique o papel.
Assegure-se que as áreas de fechamento estejam limpas e secas antes de aplicar a fita. Desta maneira, é possível obter mais aderência ao colar.
Embalagens personalizadas para envios
As embalagens personalizadas para envios possuem vantagens que ultrapassam a simples funcionalidade de transportar um produto de um ponto a outro. Entenda o porquê e como fazê-las!
Importância de uma embalagem personalizada
Uma embalagem personalizada é essencial para o fortalecimento da marca. Elas servem como poderosas ferramentas de marketing, pois aumentam a visibilidade durante o transporte e, quando chegam ao consumidor, podem gerar uma experiência de unboxing incrível.
Isso é fundamental para que sua marca possa se diferenciar no mercado, principalmente em nichos competitivos. Fazer seu produto destacar-se na chegada ao cliente pode convencer um consumidor indeciso.
Em geral, ela permite que você aprimore o modo como o cliente vê seu negócio. Uma embalagem única e pensada pode melhorar significativamente a percepção em relação à compra, gerando mais satisfação e fidelidade.
Quando fazer uma personalização?
Você pode ter uma embalagem de envio específica da sua marca, que é utilizada em todos os envios. No entanto, para demonstrar ainda mais o quanto sua empresa se destaca em relação às outras, é interessante realizar personalizações em momentos específicos, como:
- Lançamento de produto: para criar impacto no mercado e chamar atenção para a novidade.
- Datas comemorativas: como no Natal, no Dia dos Namorados, no Dia das Mães ou dos Pais, elevando a experiência do consumidor.
- Campanhas de marketing específicas: para acompanhar novidades ou parcerias especiais.
- Produtos de luxo, edições limitadas e collabs: quando o objetivo é fornecer uma experiência exclusiva e diferenciada.
Materiais para personalização
Se você quer começar desde já a ter embalagens personalizadas, pode incrementar o passo do fechamento de pacotes que você tem atualmente. Entre os materiais que você pode adicionar nesse processo estão:
- Papel de embrulho, de enchimento ou de seda (para dar um toque de delicadeza) com as cores da marca ou da coleção.
- Cartas ou cartões-postais que agradeçam o consumidor que está comprando da sua marca (aqui é uma ótima oportunidade de fidelizar o cliente e dar um cupom de recompra).
- Etiquetas e adesivos com mensagens especiais ou como brindes dão mais personalidade ao envio.
- Carimbos, selos e tintas para personalização manual e detalhes artesanais também auxiliam na identificação da marca.
Antes de sair colocando a mão na massa, pense bem sobre o uso desses detalhes. A escolha do tipo de personalização e dos materiais utilizados devem considerar o posicionamento da marca, o perfil do cliente e os objetivos de marketing.
Personalizações bem executadas têm o potencial de transformar a embalagem em uma poderosa ferramenta de comunicação e marketing. Se você tem algum trabalho específico com criadores de conteúdo, considere enviar os produtos para que eles façam unboxing e mostrem aos seguidores a experiência que eles terão ao abrir os pacotes com o seu produto.
Melhores práticas para preparar seu envio
Preparar o envio de forma adequada vai proporcionar a chegada do produto ao destinatário em perfeito estado. Por isso, confira dicas do que fazer!
Checklist de preparação de pacotes
Ter uma lista de atividades para fazer é importante para que nada fique para trás. Veja a checklist do processo de embalagem:
- Selecione o pacote correto.
- Utilize materiais de proteção ao produto.
- Faça as personalizações adequadas.
- Verifique o peso e as dimensões da embalagem.
- Feche a caixa ou o envelope corretamente.
- Cole a etiqueta de envio adequadamente.
E, claro, antes de seguir para cada parte, revise se os produtos certos foram colocados para cada um dos pedidos.
Dicas sobre a etiquetagem
Etiquetar os pacotes é parte essencial do processo, facilitando o envio. Cole a etiqueta em local plano e longe dos cantos. As informações não devem estar obstruídas, principalmente o código de barras e os dados do destinatário.
Se você precisa de etiquetas para seus envios, considere as opções da Jadlog Entregas! Ao se cadastrar, você gera as etiquetas online e pode imprimi-las. Depois, é só colar no pacote e levar até um ponto Pickup para envio.
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