Blog da Jadlog Entregas

No mercado atual, produtos e preços são facilmente comparáveis, de forma que, muitas vezes, a experiência oferecida ao cliente se torna o principal critério de escolha. Nesse contexto, a gestão de relacionamento de cliente ganha protagonismo. 

A maneira como uma empresa se relaciona com seus clientes deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser um fator decisivo para crescimento dos negócios. 

Gerir esse relacionamento significa construir vínculos duradouros, entender as expectativas, antecipar necessidades e oferecer soluções consistentes ao longo de toda a jornada de compra. Quem domina essa prática, consegue aumentar retenção, fortalece a reputação da marca e gera valor a longo prazo. 

Neste conteúdo, você vai entender o que é gestão de relacionamento com o cliente e porque ela é essencial para empresas de diferentes portes e segmentos. Continue a leitura! 

O que é gestão de relacionamento com o cliente? 

A gestão de relacionamento com o cliente é um conjunto de estratégias, processos e práticas voltadas para administrar, analisar e melhorar a interação entre a empresa e seus clientes em todos os pontos de contato. O principal objetivo é criar uma relação sólida, onde a base seja a confiança, o valor percebido e satisfação contínua.  

Indo além de um atendimento pontual, a gestão de relacionamento procura uma visão mais ampla do cliente, envolvendo histórico de compras, comportamentos, preferências, feedbacks, canais de contato e, muitas vezes, em qual estágio da jornada de compra ele se encontra. 

Na prática, a gestão de relacionamento de cliente pode ser apoiada por algumas tecnologias, como um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, o famoso CRM (Customer Relationchip Management). 

A gestão de relacionamento de cliente envolve várias engrenagens relacionadas ao funil de atendimento.
O principal objetivo de uma gestão de relacionamento de cliente é criar uma relação sólida entre marca e cliente.

Por que a gestão de relacionamento é essencial para empresas? 

Investir em gestão de relacionamento de cliente não é opcional. De acordo com Philip Kotler, economista americano e considerado o pai do marketing moderno, conquistar um novo cliente pode custar até cinco vezes mais do que manter um cliente atual. Um consumidor satisfeito tende a comprar novamente e indicar a sua marca para outras pessoas. Além disso, um consumidor satisfeito tende a comprar novamente e indicar a sua marca para outras pessoas. 

Empresas que não possuem um bom gerenciamento de relacionamento tendem a enfrentar alguns problemas: perda de credibilidade, reclamações recorrentes e dificuldade de crescimento. Além disso, a gestão de relacionamento impacta indicadores estratégicos: 

  • Aumento de ticket médio, afinal, clientes que confiam na marca comprar mais e com maior frequência; 
  • Reputação, pois experiências positivas fortalecem a imagem da empresa; 
  • Retenção de clientes, relações bem construídas reduzem churn (métrica que mede perda de clientes). 

Elementos fundamentais para uma boa gestão de relacionamento de cliente 

Para que a gestão de relacionamento com o cliente seja eficaz, alguns pilares precisam ser bem estruturados, envolvendo processos, pessoas e tecnologia, tudo trabalhando de maneira integrada. 

Escuta ativa e atendimento humanizado 

A escuta ativa é a base de qualquer relacionamento saudável. Isso significa ouvir o cliente com atenção, interesse genuíno e empatia, muito além de respostas automáticas e padronizadas. 

Um atendimento humanizado reconhece o cliente enquanto indivíduo, respeitando suas emoções e sempre considerando o contexto da situação. Esta é uma forma de fortalecer a confiança e criar conexões profundas entre o consumidor e a marca

Resolução rápida e eficiente de problemas 

Todo negócio está sujeito a problemas e falhas. O diferencial está na maneira como a empresa responde a essas situações. Uma boa gestão de relacionamento de cliente prioriza a agilidade, clareza e responsabilidade na resolução de demandas. 

Quando mais rápido e eficiente for o atendimento, maior a chance de transformar uma experiência negativa em oportunidade de fidelização.

Homem em frente ao notebook analisando dados de gestão de relacionamento de cliente.
Toda empresa enfrenta problemas, o diferencial está em uma resolução rápida e assertiva.

Uso de feedbacks 

Uma das fontes mais valiosas de informação para melhoria contínua é o feedback do cliente. Empresas que sabem como utilizar esses feedbacks de maneira estratégica conseguem identificar gargalos, ajustar processos e inovar com base em necessidades reais.  

Pesquisas de satisfação, comentários em redes sociais e avaliações pós-atendimento precisam ser analisados com atenção, para serem convertidos em ações práticas. 

Personalização na comunicação com o cliente 

Um dos grandes diferenciais da gestão de relacionamento com o cliente é a personalização. O cliente se sente valorizado quando as mensagens, ofertas e abordagens são adaptadas. 

Desde o uso do nome durante a comunicação, até recomendações baseadas no histórico de compras, a personalização aumenta o engajamento e melhora a experiência do consumidor. 

Principais desafios na gestão de relacionamento de cliente 

Mesmo sendo muito importante, a gestão de relacionamento de cliente ainda enfrenta diversos desafios nas empresas, principalmente quando não existe um planejamento estratégico e até mesmo alinhamento interno. 

Falta de integração entre canais de atendimento 

O problema mais comum é a fragmentação de canais de atendimento. Quando o cliente precisa repetir informações ao mudar de canal, a experiência para ela se torna frustrante. A ausência de integração dificulta o acompanhamento da jornada e compromete a eficiência do atendimento

Dificuldade de relacionamento no pós-venda 

É comum muitas empresas concentrarem esforços apenas na venda, negligenciando o pós-venda. Porém, é justamente após a compra que o relacionamento precisa ser fortalecido. 

A falta de acompanhamento, de suporte e comunicação após a realização da venda pode levar à perda de clientes, reduzindo oportunidades de recompra. 

Gestão de crise 

Situações de crise exigem preparo e comunicação estratégica. Falhas operacionais ou problemas de reputação podem acontecer e, nesse momento, uma gestão de relacionamento frágil tende a agravar esses cenários. 

Empresas que possuem uma relação sólida com seus clientes conseguem lidar melhor com crises, mantendo a confiança e transparência. 

Ferramentas e tecnologias para melhorar o relacionamento com cliente 

A tecnologia é sempre uma grande aliada em qualquer departamento de uma empresa, e no caso de gestão de relacionamento de cliente, não é diferente. Quando utilizada de forma estratégica! 

CRMs 

CRM é um sistema de gestão de relacionamento com o cliente, sendo uma ferramenta que centraliza informações, histórico de interações, dados de compra e preferências dos clientes. Com um CRM, equipes conseguem agir de maneira mais organizada, personalizada e eficiente. 

Por meio dele, é possível realizar análises mais profundas, gerar automações de processos e melhorar a tomada de decisões. Além disso, um bom sistema de gestão de relacionamento com o cliente contribui para a integração entre diversas áreas, como marketing, vendas e atendimento. 

Empresário utilizando notebook para implementar um sistema de CRM para a gestão de relacionamento de cliente.
O CRM concentra informações sobre os clientes que podem ser utilizadas de maneira estratégica.

Omnicanalidade 

A omnicanalidade consiste em oferecer uma experiência integrada e consistente em todos os canais de comunicação. Desta forma, o cliente consegue transitar entre canais físicos e digitais sem rupturas, isso é, sem grandes interrupções e perdas de informação. 

É uma estratégia que melhora a experiência do usuário, fortalecendo o relacionamento e aumentando a percepção de valor da marca. 

A gestão de relacionamento de cliente é um dos pilares mais importantes para empresas que querem crescer sustentavelmente em um mercado que está cada dia mais exigente. Além de ferramentas e processos, trata-se de uma mudança de mentalidade, onde o cliente ocupa o centro das decisões estratégicas. 

Investindo em escuta ativa, atendimento humanizado e uso inteligente de dados e tecnologias, as empresas conseguem construir uma relação mais sólida, aumentar a fidelização e gerar valor ao longo do tempo. Negócios que entendem a importância do relacionamento com o cliente constroem marcas fortes e confiáveis, vendendo sempre! 

Se você quer conferir mais dicas de gestão para seu negócio, continue conferindo conteúdos no blog da Jadlog Entregas. 

Dicas de gestão para empreendedores no blog da Jadlog Entregas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *