Um dos fatores mais importantes para quem compra e para quem vende na internet é o prazo de entrega. O cliente que sabe exatamente quando o pedido vai chegar, compra com mais segurança. E se esse prazo é cumprido, a experiência é ainda melhor e há mais chances de fidelização.
Por isso, entender sobre prazo de entrega, como ele funciona, o que influencia nas datas e como calcular é essencial para qualquer negócio, e é isso que vai ser explicado nesse conteúdo. Boa leitura!
O que é prazo de entrega e como ele é definido?
Prazo de entrega é o tempo estipulado para a entrega de um produto, um período estimado entre a confirmação do pedido e a chegada dele no endereço do cliente. Esse tempo é variável, de acordo com cada empresa e de cada item vendido.
É uma informação importante para o comprador e que impacta diretamente nas avaliações de um e-commerce e na segurança de compra: no geral, os clientes preferem comprar um produto quando sabem, com clareza, a data de entrega.
Cada empresa pode possuir processos próprios que definem qual será o prazo de entrega estipulado, mas existem fatores que influenciam diretamente:
- Tempo de separação do pedido.
- CEP de origem e destino.
- Localização do centro de distribuição.
- Tempo de trânsito.
- Tipo de carga (perigosa, viva, especial…).
- Existência de feriados ou finais de semana próximos.
- Tempos de despacho e coletas em centros logísticos.
Diferença entre tempo de despacho e tempo de transporte
O tempo de despacho e o tempo de transporte são dois fatores que fazem parte do prazo de entrega. É comum haver confusão referente a isso pois um e-commerce pode informar apenas o tempo de despacho e o cliente entender como sendo o prazo que ele irá receber o produto em sua casa, o que gera frustração.
- Tempo de despacho: é o período que o vendedor leva para separar, embalar e entregar o pedido à transportadora.
- Tempo de transporte: período em que o produto já está com a transportadora e segue as etapas logísticas até chegar ao cliente.
Dessa forma, se a empresa está informando apenas o período de despacho, ele se refere ao tempo que levará para preparar o seu pedido, mas fora isso há todo o processo logístico para acontecer.
Diferença entre tempo de envio e prazo de entrega
O tempo de envio é o mesmo que o tempo de despacho: compreende o período que o vendedor leva para preparar o produto e entregá-lo à transportadora. Ou seja, é apenas uma parte do prazo para entrega total.
Quando começa a contar o prazo de entrega?
O prazo de entrega sempre começa a contar após a confirmação de pagamento do produto, quando a compra é, de fato, concluída. O tempo estimado precisa levar em consideração a modalidade de frete que o cliente escolheu e todos os processos que serão envolvidos após a finalização do pedido.
É importante haver uma comunicação clara com o cliente sobre o prazo para entrega, para deixá-lo mais tranquilo e confiante sobre a compra.

O que a lei diz sobre prazo de entrega?
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que o não cumprimento do prazo acordado pode gerar indenização paga ao comprador. Não receber o produto dentro do prazo de entrega seria um descumprimento de oferta, dessa forma, o cliente tem alguns caminhos que pode seguir:
- Reembolso total, desistindo da compra.
- Aceitar um produto ou serviço equivalente, em casos em que a entrega não foi realizada por conta de falta de estoque, por exemplo.
- Cumprimento forçado da entrega, quando possível.
Existem muitas situações que podem prejudicar o prazo de entrega a gerar atrasos, por isso uma comunicação transparente com o comprador é sempre necessária e ideal, afim de sempre buscar contornar a situação, reduzir frustrações e, claro, garantir a satisfação do consumidor.
Fatores que afetam o prazo de entrega
O prazo para entrega é definido através de alguns processos que cada loja e vendedor possui que, como já dito, influenciam diretamente os dias estipulados. Porém, há alguns fatores afetam o prazo.
Distância e região de destino
O fator mais conhecido: quanto mais distante o destino, maior tende a ser o prazo de entrega. Mas, não somente a distância impacta, como também algumas outras particularidades:
- Regiões rurais tendem a ficar mais distantes de centros de distribuição, o que pode aumentar o prazo.
- Áreas com difícil acesso, com falta de estradas ou boas estradas, e outros meios de locomoção dificultam o transporte.
- Capitais e localizações próximas de centros logísticos tendem a ter entregas mais rápidas, pois o fluxo de demanda é maior.
Modalidade de frete escolhida
Outro fator importante é a modalidade de frete escolhida pelo cliente, e esse é um elemento que fica, muitas vezes, à critério do comprador. Claro, é importante você sempre oferecer mais de uma modalidade, das mais rápidas até as mais demoradas, para que consiga atender diferentes perfis de clientes.
Sazonalidades
Existem algumas épocas do ano em que há picos de volume de compras on-line, o que impacta o prazo de entrega. Natal, Black Friday, Dia das Mães e Dia das Crianças são algumas datas em que lojas e transportadoras trabalham com alto fluxo de demandas.
Nesses períodos, é importante que os prazos sejam alterados, para haver transparência com os clientes.

Como informar o prazo de entrega?
É preciso informar o prazo para entrega de maneira clara e realista, para evitar reclamações, e ter as informações unificadas entre a transportadora e a loja, para um prazo mais assertivo. Considere seguir algumas práticas para calcular o prazo:
- Considerar despacho + transporte.
- Utilizar simuladores de prazo baseado no CEP do cliente.
- Avaliar sobre datas comemorativas e informar ao cliente.
- Apresentar o prazo de entrega no checkout do pedido.
- Manter uma comunicação ativa por e-mail ou outro contato.

Como funciona o prazo de entrega na Jadlog Entregas?
A Jadlog é uma das maiores transportadoras do Brasil e funciona por meio de de um modelo de logística integrada, diversas modalidades de entregas e hubs regionais. O prazo de entrega da Jadlog Entregas é definido com base em algumas informações:
- Distância.
- Modalidade de envio.
- Tipo do produto, considerando peso e dimensões.
- Fluxos operacionais.
- Origem e destino.
Modalidades de entrega disponíveis
A Jadlog Entregas trabalha com modalidades que englobam tanto pedidos urgentes, com envios mais rápidos, quanto os econômicos:
- Entrega Express: mais rápida e ideal para urgências,
- Entrega Standard: mais econômica e acessível,
Simuladores de prazo e rastreamento
A Jadlog Entregas preza pela transparência, por isso oferecemos simuladores de prazo, que consideram a modalidade escolhida, CEP de origem e destino e especificações do produto, como peso e dimensão.
Você ainda pode acompanhar todas as etapas da entrega por meio de uma plataforma de rastreio, para garantir segurança tanto para você, quanto seu cliente.
Como a Jadlog lida com atrasos e imprevistos?
O prazo de entrega da Jadlog Entregas leva em consideração diversas variáveis. A logística envolve eventualidades externas que, algumas vezes, podem fugir do controle: clima, trânsito e alto volume repentino. Por isso, prezamos sempre pela comunicação. E estamos sempre em busca de identificar o motivo do impacto na logística e ajustar o fluxo, para garantir que a entrega seja realizada sem muitos atrasos.
- Leia também: Aprenda como enviar produtos pela Jadlog Entregas
Um dos elementos mais importante para a experiência do cliente é o prazo de entrega. Muitas vezes, não é apenas sobre ser o mais rápido, mas também ser de qualidade e com transparência. Entender como ele funciona é o primeiro passo para calcular corretamente e comunicar com precisão ao cliente.
A Jadlog Entregas se destaca por oferecer prazos e preços competitivos, com modalidades variadas e um rastreio completo da encomenda. Se você quer melhorar a logística do seu negócio, cadastra-se pelo banner abaixo e garanta a melhor entrega para seu cliente!
