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Todo empreendedor que deseja obter sucesso precisa fazer uma boa gestão de negócio e ficar de olho nas finanças. Entre as dúvidas principais relacionadas a esse assunto, está a precificação e como fazer os cálculos de forma correta. 

Isso porque o valor dos produtos impacta em diversos pontos, seja na sustentabilidade financeira ou mesmo no posicionamento da marca perante o mercado.

Para saber mais, continue a leitura e confira o que é, como calcular precificação em cada modelo, a importância e quais os principais erros que devem ser evitados!

O que é precificação?

Precificação é o processo de determinar o preço de um produto ou serviço com base em custos de produção, concorrência, valor percebido pelo cliente e estratégias de mercado. Resumindo, é a definição do valor monetário que vai ser cobrado dos consumidores pelo item.

Precificação de produtos: como fazer por modelos?

Para fazer os cálculos, existem modelos de precificação que funcionam como ferramentas que auxiliam na definição do preço, considerando diferentes aspectos que envolvem a fabricação do produto. 

Conheça a seguir os principais e como fazer o cálculo para cada um!

Margem sobre o custo

A margem sobre o custo é um modelo de precificação que determina o preço de venda de um produto com base em uma porcentagem de margem de lucro desejada em cima do custo de produção. Simples, esta opção permite controle direto na diferença obtida.

O cálculo de precificação utilizando a margem sobre o custo segue os seguintes passos:

  • Calcule o preço de custoinclui matérias-primas, mão de obra, embalagens e outros gastos variáveis de fabricação.
  • Some a margem de lucro desejadaexpressa em porcentagem, é determinada por fatores, como mercado, meta financeira e análise do setor.
  • Obtenha o valor por unidade: divida a soma do custo direto e da margem de lucro pelo número de itens produzidos.

É importante analisar a competitividade do preço obtido em relação ao mercado e à percepção de valor do cliente. Faça ajustes, se necessário, para garantir que o preço seja adequado e lucrativo.

Um exemplo prático de como fazer cálculo de precificação é o seguinte: se o custo de produção for R$ 100 e a margem de lucro desejada for de 50%, o preço de venda seria de R$ 150.

Como colocar preço no produto? Pesquise qual o melhor método de precificação para seu negócio.

Margem de contribuição

A margem de contribuição é outro método de como fazer precificação, que representa a diferença entre o preço de venda do produto e seus custos variáveis, ou seja, despesas que variam de acordo com a produção da mercadoria.

Entre os diferenciais do método está o foco das despesas variáveis conforme a quantidade de vendas, proporcionando uma visão mais precisa de rentabilidade. Além disso, permite analisar a margem de contribuição de itens separados e identificar os artigos mais viáveis para o negócio.

A precificação é feita da seguinte forma:

  • Identifique as receitas obtidas com as vendas do produto.
  • Calcule custos variáveis relacionados diretamente à produção ou à venda desse item.
  • Subtraia despesas variáveis das receitas para obter a margem de contribuição — ela representa o valor que efetivamente contribui para cobrir os gastos fixos e gerar lucro.
  • Divida a margem de contribuição pelo número de unidades vendidas.

Como fazer a conta de precificação? Se o preço de venda de um produto é R$ 100 e os custos variáveis por unidade são de R$ 30, a margem de contribuição seria R$ 70.

Markup

Já o markup é um fator multiplicador aplicado sobre o custo de um produto para determinar o preço de venda. Ele leva em consideração não só os valores de produção, mas também despesas fixas e a margem de lucro desejada.

Os passos para calcular a fórmula do markup são os seguintes:

  • Calcule o custo total de vendas: soma de todos os custos relacionados à produção.
  • Determine o markup percentual: diferença entre o preço de venda e o custo total de vendas, dividida pelo custo total de vendas, multiplicada por 100.
  • Obtenha o preço de venda: multiplicação do custo total de vendas pelo markup percentual.

Como exemplo de precificação, temos que se o custo de um produto é R$ 80 e o markup é de 1,5, o preço de venda seria R$ 120.

Importância da precificação adequada

Antes de tudo, precificar produtos corretamente permite que a empresa obtenha lucro e atinja suas metas financeiras. Estabelecer um preço que cubra todos os custos de produção e operacionais proporciona uma margem adequada, e a marca pode garantir sua sustentabilidade e seu crescimento.

Além disso, tem um impacto direto na competitividade, atraindo mais compradores e conquistando uma fatia maior de mercado. Estar atento aos preços praticados por outras empresas é fundamental.

Para saber como fazer precificação de roupas, por exemplo, é preciso definir o método, fazer os cálculos e entender como estão seus concorrentes, como é a qualidades dos produtos e, então, definir o valor. Se for um brechó, também é importante levar em consideração o tempo de uso e as condições das peças.

Para saber calcular o preço de venda de roupas, tenha em mente todos os gastos, mas também olhe para outras marcas.

Outro aspecto importante é a satisfação do cliente. A precificação inadequada pode afetar a percepção de valor em relação ao produto. Preços muito elevados podem afastar consumidores, enquanto preços muito baixos podem gerar desconfiança sobre a qualidade do item.

A precificação correta também está relacionada à gestão dos recursos da empresa. Se estiver adequada, permite uma melhor administração do estoque, evitando problemas de produtos encalhados ou escassez. Assim, contribui para uma melhor previsão do volume de vendas e planejamento financeiro, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

Precificação de produtos artesanais

Agora, saber como precificar um produto artesanal apresenta desafios únicos e a metodologia deve ser pensada de forma específica. Primeiro, ao fazer os cálculos, é necessário incluir o valor do trabalho manual envolvido na produção.

Outro detalhe importante é a identificação dos diferenciais do item em relação a outros disponíveis no mercado e comunicar isso ao público-alvo. A precificação pode ser afetada quando houver recursos exclusivos, mais qualidade ou experiência de compra diferenciada. Isso pode justificar o preço mais elevado em relação aos concorrentes.

Também deve ser colocado na ponta do lápis o posicionamento do produto no mercado. Se o objetivo é ser reconhecido como artigo de luxo, por exemplo, o preço pode ser ajustado para refletir essa percepção de valor.

Produtos artesanais possuem mais variáveis a se considerar na hora da precificação.

Principais erros da precificação

Erros na precificação de produtos podem afetar a lucratividade dos negócios da empresa. Por isso, vamos abordar algumas atitudes que não devem ser ignoradas .

Custos de produção

Considere todos os custos envolvidos na produção do produto, como transporte, embalagem, armazenamento, taxas e envio. Ignorá-los pode acarretar em prejuízos financeiros.

Demanda no mercado

É fundamental entender o quanto os consumidores estão dispostos a pagar pelo item, levando em consideração a concorrência e a demanda.

Margens de lucro

Tenha clareza sobre os custos envolvidos na produção e defina margens de lucro adequadas para assegurar a rentabilidade do negócio.

Preço dos concorrentes

Evite copiar os preços da concorrência sem considerar as diferenças de custo e valor percebido. Cada empresa tem sua própria estrutura e seus diferenciais competitivos, portanto, considere seus gastos antes de fazer as comparações.

Não copie a precificação do seu concorrente. Negócios distintos possuem estruturas diferentes.

Acompanhamento de mercado

Não acompanhar e ajustar regularmente os preços com base nas mudanças do mercado. A precificação deve ser uma prática dinâmica, capaz de atender às demandas e flutuações do mercado.

Posicionamento

Desconsiderar a estratégia de posicionamento de mercado ao definir os preços. Eles devem estar alinhados com a proposta de valor do negócio e com a percepção de qualidade.

Testes de precificação

A falta de testes ou ajustes frequentes pode dificultar a identificação da faixa de preço ideal. Caso não haja monitoramento de mercado, é possível resultar em perda de oportunidade de maximizar lucros e conquistar novos clientes.

Quando fazer ajuste de preço?

O ajuste de preços é fundamental para assegurar a competitividade, a rentabilidade e a relevância de um negócio no mercado. Mas saber quando alterar é uma dúvida frequente de artesãos e empreendedores. O primeiro sinal deve ser quando ocorrem flutuações de custos. Se houver mudanças significativas em despesas operacionais, pode ser necessário fazer uma reavaliação.

concorrência pode ser um termômetro para manter-se competitivo para atrair ou reter clientes. A sazonalidade do mercado também afeta na mudança de preços, principalmente para atender demandas e necessidades dos consumidores.

Se você for lançar um produto novo, pode ser estratégico ajustar os valores existentes para estar alinhado com a proposta do negócio, maximizando a venda de toda a linha.

O ajuste de preço dos produtos pode ocorrer no lançamento de uma nova linha.

Considere fazer análises periódicas para identificar oportunidades de aumentar a margem de lucro e eliminar produtos de baixo desempenho, além de estar sempre atento aos feedbacks dos clientes. A insatisfação com os preços está relacionada ao valor percebido.

Entender como fazer a precificação de um produto antes de vendê-lo é parte crucial na existência dos negócios. Faça testes, estude sobre o mercado e tenha registro sobre todos os gastos envolvidos na produção para sempre fornecer o preço certo ao seu cliente.

Ter as finanças em dia pode ser uma dificuldade para muitos empreendedores. Por isso, clique na imagem abaixo e confira mais conteúdos que vão te ajudar a administrar o dinheiro do seu negócio!

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