A tecnologia na logística deixou de ser um diferencial e passou a ser uma necessidade para qualquer empresa que queira competir em mercados cada vez mais exigentes e rápidos. A tecnologia aplicada no setor logístico permite mais controle e previsibilidade em todas as etapas, do armazenamento à entrega final.
Automações, inteligências artificiais, rastreamento em tempo real e até veículos autônomos mostram a importância da tecnologia na logística. Leia o conteúdo completo para entender mais sobre o papel de cada uma dessas ferramentas.
Qual é o papel da tecnologia na logística?
As tecnologias na logística tem como principal papel a integração de processos e eliminação de tarefas manuais para garantir mais agilidade, aumento de produtividade, reduzir erros e oferecer visibilidade total em todas as operações, tornando a logística mais assertiva e de qualidade eficiente.
Ela conecta sistemas, equipamentos e pessoas em tempo real, permitindo acompanhar estoques, pedidos, rotas e entregas com muita precisão, possibilitando operações mais eficientes e com redução de desperdícios.
Quais são as aplicações da tecnologia na logística?
A tecnologia está presente em praticamente todas as etapas de uma operação logística.
- Gestão de estoque com softwares e sensores
- Monitoramento de veículos
- Automação em centros de distribuição
- Sistemas de rastreamento em tempo real
- Comunicação integrada entre clientes, empresas e transportadoras
Quais são os principais benefícios da tecnologia na logística?
Os benefícios são inúmeros: de redução de custos a tomadas de decisões estratégicas.
Redução de custos
A redução de custos é um dos principais benefícios que a tecnologia aplicada à logística promove. A automatização de processos reduz perdas, falhas humanas e retrabalhos. Além de permitir a otimização de rotas, com redução no consumo de combustível e melhorias no aproveitamento do espaço do estoque.
Eficiência operacional
Alguns softwares de TMS (Transportation Management System) e ERP (Enterprise Resource Planning) permitem que operações sejam realizadas de maneira mais rápida e sincronizadas, o que diminui tempo de separação de pedidos e aumenta a produtividade das equipes, com mais precisão nos processos.

Transparência e rastreabilidade
Os consumidores prezam muito pela transparência e rastreabilidade, fatores que impactam diretamente na decisão de compra.
Encomendas rastreáveis passam sensação de confiabilidade ao consumidor, fazendo com que ele se sinta mais seguro ao comprar.
Com sensores, GPS, códigos de barras e RFID (Identificação por Radiofrequência), cada etapa do processo logístico pode ser acompanhada em tempo real.
Tomadas de decisão estratégicas
A análise de dados e dashboards permitem entender padrões de demandas, identificar gargalos nos processos logísticos e possibilitam planejamento estratégico. As tomadas de decisões deixam de ser intuitivas e passam a se basear em dados concretos e relatórios estruturais, sendo mais assertivas.
Principais tecnologias aplicadas na logística
A transformação digital mudou e impactou diversas áreas no mercado, incluindo a logística. Atualmente, tecnologias avançadas ajudam as empresas em diversas etapas das operações.

IoT (Internet das Coisas)
IoT, ou Internet das Coisas, é uma rede de objetos físicos equipados com sensores ou outras tecnologias que permitem a conexão à internet. Na logística, esses sensores e etiquetas inteligentes (QR Code, RFID) fornecem dados em tempo real sobre a localização e até mesmo a condição dos produtos, equipamentos e veículos, tudo conectado à nuvem.
Temperatura, umidade, condições do transporte e outros aspectos podem ser monitorados em tempo real por meio da IoT.
Inteligência Artificial e Machine Learning
A Inteligência Artificial já é uma realidade. O Machine Learning (aprendizado de máquina, em tradução livre) é uma ramificação da IA focada em permitir que computadores imitem os seres humanos na forma como aprendem e realizam tarefas.
Dentro dos processos logísticos, essas ferramentas otimizam estoques, sugerem rotas melhores, reduzem atrasos, automatizam decisões e identificam falhas.
Além disso, a IA pode auxiliar no atendimento ao cliente, com chatbots, e no gerenciamento de crises.
Blockchain
Blockchain é uma ferramenta avançada de banco de dados na qual é possível o compartilhamento transparente das informações de uma empresa na rede.
Ela traz mais segurança para a cadeia de suprimentos, além de criar registros imutáveis de cada etapa da logística, evitando fraudes. Também é possível melhorar o rastreamento e garantir a autenticidade de documentos, notas e transações.
Robótica e automação
Armazéns e centros de distribuição têm adotado, cada vez mais, braços robóticos e sistemas de separação automatizados, com esteiras e robôs para separação de encomendas. Assim, há aumento de produtividade e maior precisão, especialmente quando falamos de operações de grande volume.
Tendências futuras
O futuro será cada vez mais automatizado, com foco em sustentabilidade. Algumas novas tecnologias da logística ainda estão em fase de desenvolvimento e testes, mas prometem elevar a eficiência e contribuir ainda mais com o setor.
Drones e veículos autônomos
Veículos autônomos ainda estão em teste e regulamentações, mas poderão realizar rotas longas com segurança e economia, aumentando previsibilidade e reduzindo falhas humanas, sendo um grande diferencial da tecnologia na logística de transporte.
Drones devem se popularizar ainda mais nos próximos anos, quando falamos de entregas. No Brasil, o iFood foi pioneiro, com autorização da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) desde 2022, realizando entregas locais em Aracaju (SE).
O drone, geralmente, faz parte de um trajeto que vai de um ponto central até uma estação, onde um entregador humano finaliza o percurso. Essa modalidade otimiza tempo.

Logística sustentável e green tech
Empresas têm investido cada vez mais em soluções verdes, como veículos elétricos, rotas otimizadas para reduzir emissões de gás carbônico na atmosfera, embalagens inteligentes e outras tecnologias sustentáveis.
Além disso, o consumidor está mais atento à sustentabilidade, priorizando marcas que possuem práticas éticas e ambientais.
Realidade aumentada e digital twins
A realidade aumentada também está se tornando, de fato, uma realidade. A partir dela, é possível realizar treinamentos, inspeções e processos de picking, o que é um grande facilitador.
Os digital twins são réplicas virtuais de cenários reais, como armazéns e centros de distribuição, permitindo simular melhorias e reformas, prevendo falhas antes que elas aconteçam.
A tecnologia na logística veio para ficar, tornando-se cada vez mais precisa, conectada e ambientalmente responsável. As empresas que adotam essas inovações não só ganham vantagem no mercado, como também se destacam diante dos clientes.
Se você quer oferecer aos seus clientes um frete responsável e econômico, cadastre-se pelo banner abaixo e conte com a Jadlog Entregas como sua maior parceira!
